Breaking News

Post Top Ad

terça-feira, 1 de maio de 2012

PASTOR DURVALINO BROCANELLI - 40 ANOS DE MINISTÉRIO EM ARARAS


Araras (Interior de São Paulo) No último dia 23.01, o Reverendo Durvalino Brocanelli, completou 40 anos de ministério em Araras.

Sua dedicação e amor em "Semear a Palavra de Deus", ganhou reconhecimento no Brasil e em outros paises.  

Pode-se espelhar em suas atitudes, levando nesta longa caminhada Ministerial, pregar o Evangelho e tendo um compromisso com a organização,liderança,administração, lealdade e principalmente companherismo.

Nos 40 Anos de Ministério em Araras, ele continua demonstrando, o que realmente é ser um servo comprometido com a Palavra de Deus, fazendo com que a IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR EM ARARAS, crecesse e pudesse se tornar um exemplo Nacional de Igreja em termos de estrutura.

Pastor Durvalino Brocanelli


• Um líder presente a se projetar no futuro

Se hoje fosse aberto um concurso para que um fiel da Igreja do Evangelho Quadrangular ou um ouvinte da Rádio Gospel ou mesmo um cidadão de Araras definisse o Pastor Durvalino com dez atributos, certamente venceria aquele que enfileirasse estas: 

1. Dinamismo
2. Tenacidade
3. Liderança
4. Paciência
5. Estudo
6. Determinação
7. Carisma
8. Sabedoria
9. Esperança
10. Fé


• De origem humilde a um homem sábio

Nascido em Duartina, pequena cidade do Estado de São Paulo, logo na infância, dura e sofrida naqueles idos dos anos quarenta, já se antevia que daquele menino franzino e simples nasceria uma liderança incontestável. 

Inteligente, soube aliar a esta qualidade uma outra da maior importância: a perseverança. Havia de vencer e, para tanto, não se pouparia de sacrifícios e de muita luta. 
Foi assim que, de roça em roça, de calo em calo, chegou a Tupã. As mãos calejadas, as costas doídas, a pele queimada pela exposição excessiva ao sol a pino. As dores físicas, porém, não o atrapalhavam, como a muitos que desistem no meio da caminhada. Pelo contrário: impulsionavam-no à conquista de um patamar de vida que lhe trouxesse a dignidade de um porvir mais justo. 

Mal se iniciava o ano de 1962, quando começou a frequentar a Igreja Evangélica, um verdadeiro bálsamo para o seu espírito. Apenas esquentar os bancos da Igreja, no entanto, não era propriamente o objetivo do inquieto e sonhador jovem. Começou a estudar a Bíblia com a tenacidade dos que sabem a que vieram. 

Novos rumos, novas conquistas

Os bons ventos bafejam a favor: por essa época conhece a mulher de seus sonhos, com quem se casaria em 1968: Santina. Incentivado por ela, retoma os estudos. Não se acanhava, quase aos trinta anos, de conviver com a meninada do curso primário. Daí para concluir o curso ginasial foi um passo. 
Araras seria seu próximo porto. Chega aqui em 1972, com a primogênita a tiracolo e um mundo de sonhos ainda por realizar. O primeiro foi o término do ginásio, o segundo a conclusão do magistério e, como se tudo isso não bastasse, veio a realização do terceiro sonho: formou-se em Letras pela Faculdade de Ciências e Letras, em 1978. 
O mais interessante é que não parou por aí: na modalidade de curso de extensão, concluiu Teologia. Aprende, a partir daí, um pouco por dia. Atualiza-se, lê muito, amplia seus horizontes e colhe os louros de suas conquistas. Não demora e a Igreja começa a crescer: de um simples tabernáculo, com meia dúzia de fiéis, a pujante Igreja do Evangelho Quadrangular conta hoje com mais de cinco mil membros que professam sua fé em uma das 19 capelas espalhadas pelo município de Araras. 

A família sempre em torno

Auxiliado de perto pela esposa, a guerreira que nunca o deixou um minuto sozinho, o Pastor Durvalino vem multiplicando o patrimônio de sua Igreja bem como o número de fiéis e timoneando com carinho e liderança a sua família. A Pastora Santina executa os trabalhos sociais da Igreja, de ascensão profissional de seus membros, tudo enfeixado no Projeto Vida Nova, a semear na cidade o alimento espiritual, o carinho, o lazer, o bem-estar, a higiene, a profilaxia. 
Abnéia, Andréia, Aldléia e Abner André mais que filhos são uma verdadeira extensão do seu ser. Solidários e amorosos, não só dão continuidade, como enriquecem os projetos paternos, dando o exemplo de união que uma família deve ter. 

Acampamento, Rádio Gospel e a Catedral da Paz

As outras frentes de trabalho ficam a cargo do Pastor e dos seus auxiliares diretos, quais sejam, os evangelistas, que exercem o ministério em tempo integral. 
O Acampamento, espaço agradável e dotado de todo o conforto, destina-se especialmente a retiros espirituais e congressos religiosos. 
A Rádio Gospel FM 90,7, nascida pequenina em 1996, hoje é um portento abrangendo várias cidades e conquistando a cada dia novos e fiéis ouvintes. 
A Catedral da Paz é a sede de todas as capelas, o refúgio para onde cada membro converge quando necessita de uma palavra amiga, de um aconselhamento, de um rumo para sua vida. E lá está o Pastor, em tempo integral, atendendo com muito carinho cada um dos seus seguidores. 

Ainda outros afazeres

Multiplicando-se por mil, ele ainda consegue tempo para exercer outros cargos de influência religiosa e social.
• Superintendente Regional – desde o início de 1985, atua nesse cargo como representante do Conselho Nacional de Diretores, que é o órgão máximo administrativo da Igreja do Evangelho Quadrangular. 

• Conselheiro Nacional - eleito em 2008 para um mandato de quatro anos. Trata-se de um órgão que congrega nove Conselheiros mais o Presidente. 

• Juiz de Paz (responsável por realizar casamentos) – indicado como suplente desde o ano 2000, passando a titular em 2008.

Esse é o nosso Pastor

Não é sem motivo, portanto, que ele conquistou o patamar de glória em que se encontra hoje. Nada chegou ao acaso. Foi preciso muita vontade, muita dedicação, muito empenho e muita fé para que nada desmoronasse no meio da trajetória e para que tudo convergisse para o resultado hoje conseguido. 
O melhor é que nada estaciona na mente sempre ativa do Pastor. Para ele, o futuro é sempre um desafio pronto a ser conquistado. E é em nome dessa mentalidade aberta, dinâmica e moderna, que a Igreja do Evangelho Quadrangular caminha a passos largos, tendo como parceiro o sucesso.


Pastora Santina Bufolin Brocanelli

A mulher ativa e corajosa

Ao longo da história da humanidade, vasto tem sido o exemplo da atuação feminina em todo campo do conhecimento, da ciência, da arte, da benemerência, da organização social.

Quem conhece a Pastora Santina tem orgulho de saber que ela, sem nenhuma dúvida, integra esse rol de celebridades femininas. 

Na sua vitoriosa trajetória, contudo, engana-se quem pensar que tudo aconteceu por acaso, por ajuda de outrem, pelo bafejo da sorte. Nada disso. E muito pelo contrário. Desde muito jovem, ela se muniu de coragem e foi abrindo o seu próprio caminho.

Houve momentos de muita dor. Já não sabe contar quantas lágrimas lhe molharam a face alva e bonita, quando o futuro ainda estava por ser construído. No entanto, desde muito cedo tinha em si a determinação que a levaria para a realização dos objetivos traçados. 

Foi essa força que a ajudou a vencer o preconceito, inclusive familiar, quando, menina ainda, decidiu converter-se ao Evangelho da Igreja Quadrangular e fazer da sua existência um tributo ao Senhor Jesus. Força tão poderosa que não custou a atrair os pais para a mesma direção religiosa.

Pronto. Estava dada a partida. Agora era só continuar a ter a mesma garra e a mesma vontade de vencer, sem nunca deixar de lado o seu lado altamente espiritual e altruísta, vale dizer: eu só serei melhor se também fizer os outros melhores.

O Pastor na sua vida

A sucessão de bênçãos em sua vida começou por essa época. Merecedora do bem, eis que o espalhou sempre, teve a glória de conhecer o jovem tenaz e idealista, que, como ela, sonhava um futuro brilhante: Durvalino Brocanelli. 

Três anos depois estavam casados e partiram para Cândido Mota, o município que viu nascer a família Brocanelli. Mais três anos e viriam para Araras, o município que muito bem os acolheu, mas que também recebeu deles uma verdadeira dádiva: a implantação da Igreja do Evangelho Quadrangular, contando atualmente com cerca de 6000 fiéis. E não ficou por aí: no bojo dessa conquista vieram outras: a Rádio Gospel, que enlaça Araras a dezenas de municípios e tem um público de cerca de 600.000 ouvintes em potencial, o Acampamento da igreja, espaço fabuloso a oferecer área de reuniões, reflexão e lazer. Além disso tudo vieram, especialmente, os projetos de alcance social, colocados em prática, como a Associação Vida Nova, PAF e Plantão da Alegria.

A Pastora – mãe e avó

A família foi aumentando, pouco a pouco. Vieram os filhos, quatro ao todo: Abnéia, Andréia, Aldléia e Abner André e, mais recentemente, foi acrescida da bênção de três netos: Victor, André e Matheus.
Mãe exemplar, Santina não se limitou, no entanto, às paredes de seu lar. Sentia que precisava ajudar o marido em sua gigantesca obra religiosa e social. 
Arregaçou as mangas e foi à luta. Desabrochava a década de oitenta, quando se tornou Pastora, cargo que veio referendar todo o árduo trabalho que há tempos já vinha desenvolvendo. 

A Associação Vida Nova, o PAF e o Plantão da Alegria

O carro-chefe das realizações da Pastora parece ser, sem dúvida, a Associação Vida Nova, que acabou se transformando num dos maiores segmentos do trabalho social em Araras, tanto que é reconhecido pelo poder público e vem sendo premiado a cada ano como um projetos mais significativos, não só na área de assistência social, com a distribuição de cestas básicas, roupas, remédios, material geriátrico, brinquedos, como também na área da solidariedade social, com o rol de visitas a casas de repouso, orfanatos e asilos, além do incentivo na recuperação de jovens dependentes.

O Programa de Atendimento à Família -PAF- também vem se revestindo da maior credibilidade e aceitação. Também, não era para menos: são nada menos que quinhentas mulheres a receberem certificação de cursos profissionalizantes e tornarem-se aptas a ajudar no orçamento doméstico.

Não poderíamos deixar de citar o Plantão da Alegria: é na dor que nos tornamos mais sensíveis, mais carentes, mais desejosos de afeto e de descontração. 
Pois esse programa que, além dos hospitais locais visita também o Sayão, tem recebido grandes elogios por parte dos responsáveis, pelo auxílio na recuperação e na estabilização dos enfermos.

Depois de tantas frentes de trabalho, novos e constantes horizontes

Pois esta é a nossa Pastora Santina Buffolin Brocanelli. Um ser absolutamente especial que se dedica de corpo e alma à sua causa religiosa. Tanto que acumula, além de tudo o que já foi elencado, os seguintes afazeres:

- Coordenadora Regional do Grupo Missionário de Mulheres da Região Eclesiástica de Araras; 
- Líder Espiritual do Ministério da Música da Igreja,
- Administradora do Departamento de Ensino Teológico, ministrando aulas no próprio curso e, ainda, na Escola Bíblica Quadrangular, na classe “Novo Florescer”, também criada por ela.

E não se dá por vencida. Há novos horizontes? Vamos alcançá-los! Com essa filosofia otimista e sempre pronta a novos embates, ela segue, altaneira, em busca de realizar novos sonhos. Para ela, ficam as merecidas palavras do pensador: 

“Cidadão não é aquele que vive em sociedade. 
É aquele que a transforma.”

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas