Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela RESSURREIÇÃO de Jesus Cristo dentre os mortos, - (1 Pedro 1:3)
A RESSURREIÇÃO DE CRISTO
A ressurreição de Cristo, não foi somente uma vitória pessoal sobre a morte, mas UM PRESENTE dado a Igreja. Ele determinou também a ressurreição da Igreja.
EM DOIS NÍVEIS:
1. NO DIA DA ETERNIDADE
Ora, Deus, que também RESSUSCITOU o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu poder. - (1 Coríntios 6:14)
E, se o Espírito daquele que dentre os mortos RESSUSCITOU a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita. - (Romanos 8:11).
2. NO TEMPO PRESENTE
Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),
E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; - (Efésios 2:5-6)
- A ressurreição trás consigo alguns benefícios:
· A morte é eliminada para sempre.
· Somos levados para junto do Pai, onde é o lugar de pessoas que não morrem.
· São eliminadas as barreiras do mundo natural. – Passamos a viver em um mundo sobrenatural onde os milagres são normais.
NO NOVO TESTAMENTO ACONTECERAM SEIS RESSURREIÇÕES
A DO PRÓPRIO CRISTO E MAIS CINCO – A RESSURREIÇÃO DE CRISTO
Representando a ressurreição da IGREJA, onde o próprio Jesus é “As Primícias” dos que dormem. – A ressurreição de Cristo NOS GEROU DE NOVO para uma nova esperança.
Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as PRIMÍCIAS dos que dormem. Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda. - (1 Coríntios 15:20-23). Veja também (1 Pe. 1:3).
AS OUTRAS CINCO FORAM:
1. A FILHA DE JAIRO
2. O FILHO DA VIÚVA DA CIDADE DE NAIM
3. LÁZARO
4. DORCAS (Pedro).
5. EUTICO (Paulo).
ESSAS RESSURREIÇÕES FORAM TEMPORÁREAS – Ou seja, as pessoas voltaram a morrer e aguardam a verdadeira ressurreição da Igreja.
O QUE ELAS REPRESENTAM NA IGREJA HOJE
01. A FILHA DE JAIRO – A restauração da fé e da coragem da Igreja. Veja o que Jesus diz: E, tomando a mão da menina, disse-lhe: TALITA cumi; que, traduzido, é: Menina, a ti te digo, levanta-te. - (Marcos 5:41) – Essa frase é para a Igreja também.
· Jairo estava perdendo a fé. – Jesus diz a ele: “Não temas CRÊ SOMENTE”.
· As pessoas na casa de Jairo tinham falso sentimento de devoção – A igreja sem fé vive de aparências. – Jesus afastou essas pessoas.
02. O FILHO DA VIÚVA DE NAIM – A ressurreição da PROVISÃO, não de riquezas absurdas com testemunhos magníficos, como foi nos anos 70 e 80, mas o básico, o mínimo. O sustento da viúva.
(Lucas 7:12-15) - E, quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade. E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores. E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam), e disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o defunto assentou-se, e começou a falar. E entregou-o a sua mãe.
03. LÁZARO – Autoridade Espiritual. – A Igreja como força máxima no mundo espiritual. – Jesus fez uma oração diante da multidão e depois CHAMOU COM GRANDE VOZ.
(João 11:41-43) - Tiraram, pois, a pedra de onde o defunto jazia. E Jesus, levantando os olhos para cima, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido. Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isto por causa da multidão que está em redor, para que creiam que tu me enviaste. E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora.
Bem diferente da ressurreição da menina que Ele mandou que não contassem a ninguém. – Aqui, Ele, alem de fazer uma oração diante das pessoas, grita bem alto para dentro do túmulo.
– SUA AUTORIDADE ESTÁ ESTABELECIDA SOBRE A MORTE.
AS PRÓXIMAS DUAS FORAM FEITAS PELOS APÓSTOLOS
04. DORCAS
– A ressurreição das boas obras. – A caridade.
(Atos 9:36) - E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz DORCAS. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia.
(Atos 9:39-40) - E, levantando-se Pedro, foi com eles; e quando chegou o levaram ao quarto alto, e todas as viúvas o rodearam, chorando e mostrando as túnicas e roupas que Dorcas fizera quando estava com elas. Mas Pedro, fazendo sair a todos, pôs-se de joelhos e orou: e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. E ela abriu os olhos, e, vendo a Pedro, assentou-se.
Aquela mulher vivia para fazer o bem aos outros. Era uma prática bastante comum na Igreja.
- Dividir os bens.
- Compartilhar sua casa.
- Ofertar para os irmãos. – Não estamos falando de dízimos e ofertas na Igreja, mas de ajudar uns aos outros.
05. ÊUTICO
– Avivamento – Interesse dos jovens pela Palavra – Respeito aos Rituais Sagrados. - Paulo estava em Trôade realizando uma Santa Ceia.(Atos 20:7) - E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até à meia-noite.
(Atos 20:9-11) - E, estando um certo jovem, por nome Êutico, assentado numa janela, caiu do terceiro andar, tomado de um sono profundo que lhe sobreveio durante o extenso discurso de Paulo; e foi levantado morto.
Paulo, porém, descendo, inclinou-se sobre ele e, abraçando-o, disse: Não vos perturbeis, que a sua alma nele está. E subindo, e partindo o pão, e comendo, ainda lhes falou largamente até à alvorada; e assim partiu.
Fonte: Pr. Robério Lopes