Abigail tinha perfil e comportamento completamente diferentes de seu esposo. Seu nome “Fonte de alegria”. Era uma mulher bonita e as suas principais virtudes eram: Sensatez, prudência, afetuosidade, sabedoria e humildade, enquanto o seu esposo Nabal significa “Tolo”, “Sem juízo”. Era um homem rígido, avarento, duro de coração, e maligno em obras, porem um homem muito rico e poderoso. Certamente Abigail casara-se com ele, porque seus pais atentaram as propriedades da família dele e sua riqueza.
A vida desta notável e abnegada serva de Deus é caracterizada inteiramente pela prudência. Ao receber o aviso de Davi que iria atacar sua casa, atentamente ouviu o portador da terrível notícia (I Samuel 25.14-17), pois ela era uma boa ouvinte demonstrando assim sua prudência (Tiago 1.19; Provérbios 12.15).
Sem esquecer-se do que havia ouvido (Tiago 1.22), urgentemente passou a tomar as providencias necessária, a fim de evitar o ataque, pois era uma mulher destemida (I Samuel 25.18,23, 42; Eclesiastes 8.5,6).
Sua generosidade foi muito grande em contraste com a avareza e dureza do seu marido. Preparou alimentação adequada e com abundância para levar a Davi (I Samuel 25.18), a fim de reparar a dureza e a ingratidão do seu esposo; mesmo sem revelar nada a ele, pois ele não a compreenderia.
Tudo ela fez para salvar a sua casa e seu esposo, mesmo sabendo que ele era insensato e estúpido (I Samuel 25.25). A bíblia diz que “A mulher sábia edifica sua casa” (Provérbios 14.1).
Ao se deslocar em direção onde estava Davi, Abigail procurou um caminho onde ela não pudesse ser vista pelos seus de sua casa, determinando que seus mancebos fossem na frente (I Samuel 25. 19,20), demonstrando assim prudência e sabedoria. Ao se encontrar com Davi, prostrou-se diante dele (I Samuel 25.23,24), humilhou-se se chamando a si mesma de serva por sete vezes (I Samuel 25.24,25,27,28,31,41). Davi por ser um homem simples (I Samuel 18.23), vendo aquele ato de Abigail ficou muito comovido e desistiu do ataque, deixando que Deus fizesse justiça (I Samuel 25.33,34).
No seu pedido a Davi, Abigail foi branda, humilde, respeitosa, perseverante e procurou ajudar o esposo culpado, sem ocultar a verdade dos fatos (Provérbios 28.13), lamentou não ter atendido aos emissários de Davi, por não tê-los vistos (I Samuel 25.25), tomou para si a falha do seu esposo, pedindo lhe perdão (I Samuel 25.28; Eclesiastes 7.12), apresentou a alimentação que havia levado para Davi e ficou confiante na justiça de Davi (I Samuel 25.23-31; Colossenses 4.1).
Abigail reconheceu que Davi estava na vontade de Deus e seria o futuro rei (I Samuel 25.26-31). Ela era uma mulher sintonizada com a vontade divina (I Samuel 25.26,28-31), era também conhecedora das escrituras (I Samuel 18.17; 28.28).
Depois de contornada a situação, Abigail voltou para seu lar encontrado seu esposo numa festa totalmente embriagado. Ela achou por bem nada lhe revelar do que havia acontecido, pois ele não estava em condições de entender. Só no dia seguinte quando ele estava sóbrio, revelou-lhe o acontecido, o que lhe deixou com o coração amortecido, paralisado como que petrificado (I Samuel 25.36,37). Ela foi prudente e esperou o momento certo e propício para lhe dar a notícia. Passado uns dez dias, o Senhor feriu Nabal com uma doença e morreu (I Samuel 25.38).
Com a morte de seu esposo, Abigail recebeu a vitória no seu lar, ficando livre do jugo desigual que a prendia ao marido (Romanos 7.2; I Coríntios 7.39), recebeu a proposta de casar-se com Davi (I Samuel 25.39-42).
E certamente, ele viu nela não somente a beleza física, mas também a espiritual (I Pedro 3.3-6), seu dinamismo, submissão, coragem e humildade.
Ela que havia se humilhado, é agora exaltada, recebendo convite do futuro rei para ser sua esposa (I Samuel 25.42; 27.3), e com esse casamento, ela veio a ser a rainha, e obteve pelo menos um filho, o que provavelmente não teria acontecido com Nabal.
Pastor Ricardo - Igreja em Araras - SP
Post Top Ad
domingo, 9 de outubro de 2011
Home
aniversário da igreja batista
IGREJA EM ARARAS
Pastor Ricardo
Igreja Batista Fogo Sobre as Naçoes: “Fonte de alegria”
Igreja Batista Fogo Sobre as Naçoes: “Fonte de alegria”
Tags
aniversário da igreja batista#
IGREJA EM ARARAS#
Pastor Ricardo#
Share This
About Kemp Missões
Pastor Ricardo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Post Top Ad
Your Ad Spot
Author Details
A Kemp Missões é um Canal Gospel de Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário