Breaking News

Post Top Ad

domingo, 13 de junho de 2010

Carta aos Filipenses: A Humildade Cristã

1. A vida em comum
1. Paulo que até então estava voltado para os inimigos externos Fp 1:28 sem de forma alguma deixar-se intimidar por aqueles que se opõem a vocês. Para eles isso é sinal de destruição, mas para vocês, de salvação, e isso da parte de Deus; volta a sua atenção para a igreja como uma família de crentes. Ele convida os crentes para examinarem a vida que compartilham dentro da igreja.
2. Não se cria com facilidade a união de pensamentos quando seres humanos de culturas e temperamentos tão diferentes partilham de uma mesma companhia; entretanto, os recursos que possibilitam tal união estão a disposição das pessoas que têm Cristo, que mantêm comunhão com o Senhor.
v.1 Se por estarmos em Cristo nós temos alguma motivação, alguma exortação de amor, alguma comunhão no Espírito, alguma profunda afeição e compaixão,
a) No amor de Cristo há conforto tão profundo que compensa os problemas que sempre existirão na vida cristã neste mundo.
b) Os crentes obtêm novo ânimo e força do Cristo ressurreto, pois participam da sua vida.
c) Receberam o Espírito de Cristo, que une numa comunhão de amor; o Senhor habita nos crentes como indivíduos, e como um grupo de discípulos (Rm 5:5 ... Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu.). É o Espírito que mantém a vida em comum, no corpo de Cristo.
d) O efeito desta vida em comum deve ser corações mais afetuosos e cheios de compaixão, este afeto e compaixão vêm de Cristo. Os crentes que já experimentaram os entranháveis (que vem do mais profundo) afetos e compaixões de Cristo devem demonstrar tais virtudes uns para com os outros.

II. Transbordando o cálice de alegria
1. Paulo já havia dito que suas orações pelos filipenses eram orações alegres (1:4 Em todas as minhas orações em favor de vocês, sempre oro com alegria). Agora, ele deseja que o seu cálice transborde dessa alegria:
v.2 completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude.
a) Paulo exorta para que tenham unanimidade de coração. Não a unanimidade de se impor um veto sobre as pessoas, mas a unanimidade sincera de propósitos.
2. Esquecei os pensamentos de prestígio pessoal. O orgulho não deve ter lugar na vida cristã, o que caracteriza o cristão é a humildade.
a) Regozijai-vos na honraria prestada aos outros.
v.3 Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos.
3. Ter interesse de proteger o interesse alheio faz parte dos alicerces da ética cristã (Rm 6:2 Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo.)
v.4 Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.

III. Cristo é o nosso exemplo
1. Fazendo como Cristo fez.
v.5 Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus,
a) Humilhou-se ao se tornar homem, humilhou-se ao assumir a foram de servo, humilhou-se ao submeteu-se obedientemente à morte – e morte por cruz.
v.6 que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se;
v.7 mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.
v.8 E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz!
(2 Co 8: 9 Pois vocês conhecem a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, se fez pobre por amor de vocês, para que por meio de sua pobreza vocês se tornassem ricos.).
2. Foi exaltado.
(Mt 23:12 Pois todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.).
a) Os cristãos filipenses confessavam a Jesus como o Senhor exaltado.
b) Ele é o Senhor, o nome elevado acima de tudo. Todo joelho diante dele se dobrará e toda língua o confessará.
v.9 Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome,
v.10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra,
v.11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.

Tema para discussão:
A vida em comum se dá por pessoas que têm Cristo e mantêm com ele comunhão. Pessoas que vencem as diferenças e se unem em pensamento, confortados no amor de Cristo, animado e fortalecidos pelo Senhor, com os corações afetuosos e cheios de compaixão, que não buscam o prestígio pessoal, mas que tendo Cristo como exemplo se humilham, se alegrando em honrar os outros.

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas