Breaking News

Post Top Ad

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Grávidas reconhecem emoções a partir da fisionomia

Níveis altos de progesterona aumentam a capacidade de percepção feminina

Jamais minta para uma mulher grávida? e não pense que isso é uma estratégia para proteger a saúde dela ou a do bebê. A medida é necessária para proteger a sua própria reputação, conforme acaba de comprovar um estudo divulgado pela Universidade de Bristol, no Reino Unido.

Após acompanhar as transformações biológicas que ocorrem no organismo feminino, durante a gestação, os especialistas descobriram que o senso de percepção das mulheres fica muito mais aguçado nesta fase. Isso porque as mudanças hormonais potencializam a capacidade de reconhecer expressões faciais ameaçadoras ou agressivas, principalmente. Quanto maiores os níveis de progesterona, maior a capacidade da gestante em perceber o perigo por meio da leitura da fisionomia das pessoas.

Os pesquisadores da Universidade de Bristol pediram a 76 gestantes para classificar 60 rostos aleatórios - elas tinham a disposição seis tipos de legenda: raiva, tristeza, alegria, surpresa, nojo e medo. A experiência aconteceu antes da 14ª semana de gravidez e depois da 34ª e, nos dois períodos, a identificação aconteceu de forma exata.

Em compensação, os resultados obtidos em testes feitos com outras 50 voluntárias não gestantes e sem filhos foram bem diferentes. Apenas 5 % delas conseguiram reconhecer com precisão as fisionomias apresentadas. Outras 20% ficaram em dúvida e 75% erraram na escolha.

Traços marcantes, como sombrancelhas e formato dos olhos, foram considerados fundamentais para o reconhecimento. O próximo passo é analisar se, após o nascimento do bebê, as mulheres continuam mais sensíveis a estímulos emocionais apresentados no rosto, percebendo com mais facilidade as aflições dos pequenos.
Saiba mais:
Pré-natal
Alimentação na gestação
Maternidade
VISITE SITE OFICIAL: www.minhavida.com.br

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas