Breaking News

Post Top Ad

sábado, 19 de fevereiro de 2011

A BENÇÃO NA FAMÍLIA

Abençoar: significa bendizer; dizer bem de; louvar; exaltar.

O sentido básico é de prosperidade e bondade. É desejar e invocar a felicidade às pessoas. Gn 49. É orar para que a bondade de Deus seja conferida a outros. Nm 6:23-27. Expressar isso na saudação a uma pessoa, desejando-lhe paz e prosperidade. Sl 129:8

Bênçãos às crianças:
Na cultura judaica era costume que as crianças pedissem a benção de seus genitores - e os discípulos faziam o mesmo a seus mestres. Aquele que abençoava impunha as mãos sobre os que deveriam ser abençoados. Gn 48:14-15.

MANEIRAS BÍBLICAS DE ABENÇOAR

1. Abençoar através de Palavras – Pv 18:20-21

Em nosso dia a dia, podemos abençoar nossos filhos, cônjuge, amigos, irmãos e até mesmo os inimigos, através de nossas palavras. Palavras são sementes. Ef 4:29.

Abençoar também tem o significado de elogiar. Devemos procurar flagrar nossos filhos e demais pessoas fazendo coisas corretas e reconhecer isto perante elas, elogiando-as. Quanto mais frequentemente você elogia alguém (seu filho), mais rapidamente ele começa a desenvolver a auto-estima. Quando uma criança começa a andar ou falar, os pais entusiasticamente fazem altos elogios e então elas se sentem seguras e vão em frente.

2. Abençoar através da Oração – Nm 6:22-27

É nosso dever como pais abençoarmos nossos filhos através da oração e da intercessão. As orações têm um efeito extraordinário na vida de nossos filhos. Orar é semear bênçãos espirituais em suas vidas, que no tempo de Deus, iremos colher. Lm 2:19; Tg 5:16.

3. Abençoar através do Exemplo – Js 24:15

“O homem é um ser influenciado mais por padrões de comportamento do que por preceitos”. Não é suficiente gerar filhos; é preciso demonstrar exemplo. E não é bastante fazer boas e belas preleções, é necessário espelhar na conduta o seu ensino. O exemplo é um idioma que todos os homens podem compreender. Josué mais do que comandar sua nação, sabia que precisava ser um bom exemplo no seu lar.

A maior necessidade de nosso tempo é de homens e mulheres que assumam a sua posição diante de Deus, para serem pais exemplares. Assim “nossa vida deve ser tal que os nossos filhos possam imitá-la com segurança”.

4. Abençoar através da Imposição de mãos – Mt 19:13-14; Mc 10:16

A amabilidade de Jesus atraía a atenção das mães, e elas se aproximavam dele, sem receio, confiando que ele abençoaria seus filhos. As mãos eram e continuam sendo símbolos de oração e benção, e frequentemente simbolizam o poder da transmissão de bênçãos espirituais.

Conclusão:

O ato de abençoar não pode ser efetuado fria e mecanicamente, pois se for assim não terá efeito espiritual algum, e sim apenas algo formal. Este ato deve ser feito com plena convicção e fé. Hb 11:20-21. Abençoar é declarar profeticamente o bem acerca de uma pessoa, crendo que Deus confirmará nossas palavras. Is 44:26.

Aplicação:

1. Qual o significado de abençoar alguém?

2. Quais as maneiras bíblicas de abençoar uma pessoa?

3. Que atitudes práticas você pode ter para abençoar seus filhos, pais, irmãos, líderes e liderados?

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas