Breaking News

Post Top Ad

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Manual do Pregador ao Ar Livre

Clama em alta voz, não te detenhas, levanta a tua voz como a trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão, e à casa de Jacó os seus pecados. (Isaías 58:1).

Proclamar o evangelho publicamente (como também de casa em casa!):

a) Estamos como nos dias em que Jeremias foi ordenado a pregar. A nação afundada em pecado. b) Estamos nas mesmas condições dos dias de Noé; de Jonas; de Zacarias (7:11) “Eles, porém, não quiseram escutar, e deram-me o ombro rebelde, e ensurdeceram os seus ouvidos, para que não ouvissem.”

c) Estamos nas mesmas condições dos dias de Ezequiel, o Senhor claramente lhe disse que o povo não o ouviria, se rebelaria, odiaria Ezequiel e sua mensagem, portanto odiaria Deus. Mesmo assim Ezequiel se ergueu na brecha e bradou “Assim diz o Senhor DEUS”, e todos conheceram que havia um profeta entre eles. d) Pregação ao ar livre é indispensável para dar EQUILÍBRIO a qualquer ministro ou ministério. Em 3 anos (sem rádio, TV, jornal, fitas, internet,) Paulo levou o evangelho completo a cada um dos 300.000 habitantes de Éfeso!!! Como? “publicamente e pelas casas”, “com lágrimas”, “noite e dia”. … 20 Como nada, que útil seja, deixei de vos anunciar, e ensinar PUBLICAMENTE e PELAS CASAS, 21 Testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Deus, e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo. … 26 Portanto, no dia de hoje, vos protesto que estou limpo do sangue de TODOS. 27 Porque nunca deixei de vos anunciar TODO o conselho de Deus. … 31 Portanto, vigiai, lembrando-vos de que durante três anos, não cessei, noite e dia, de admoestar com lágrimas a cada um de vós. (Atos 20:17-31)

e) Pregação ao ar livre foi o que deu equilíbrio e fez grandes (o homem e o ministério): Savonarola, Lutero, Calvino, Whitefield, Wesley, Booth, Sunday, J. Frank Norris, etc., etc., etc.

Ética na Pregação Ao Ar Livre.

Mas faça-se tudo decentemente e com ordem. (1 Coríntios 14:40)

HONRA na Pregação ao ar livre.

Todavia, não há coroa exceto se lutarmos de acordo com a ética, e as regras de Deus. Vamos tomar cuidado para não trazermos vergonha a nós mesmos, e à obra de Deus …

HERANÇA da PREGAÇÃO AO AR LIVRE.

Honremos a maravilhosa herança que recebemos (desde os apóstolos, passando por Savonarola, Lutero, Calvino, Whitefield, Wesley, até quem pessoalmente nos deu exemplo e inspirou). Construamos cuidadosamente o bom nome e herança que passaremos às gerações futuras.

INFERNO E CÉU são decididos na Pregação ao ar livre!

Há pregadores ao ar livre que são briguentos, cheios de ódio, cumprem dever farisaicamente, só falam de condenação, são insensíveis, sem compaixão, a mensagem ao ar livre não consiste nisso, ela deve ser uma mensagem de amor de verdade que revele Jesus “O Caminho para o Céu”. Devemos Pregar toda a verdade, mas com COMPAIXÃO tão profunda e tão sincera que possa mover o nosso próprio e o coração dos ouvintes.

O que é DESACONSELHÁVEL, na Pregação ao ar livre!

É desaconselhável Palavras e Voz Desagradáveis: ofensivas, irritantes, grosseiras, impensadas, sem tato.
É desaconselhável Concentrar-se Somente em Repreender (isto ao ar livre é pedir guerra) sua missão é anunciar a salvação, não provocar o pecador.
É desaconselhável usar palavras de baixo calão. Jamais em sua pregação ao ar livre cite nomes de autoridades a não ser para elogiá-las!
É ilegal uma Pregação que se caracterize por ser diretamente contra determinados indivíduos (citando seus nomes) ou contra grupos raciais, ou usando palavras infamatórias e injuriosas. JAMAIS FAÇA ISSO AO AR LIVRE.
Jamais mexa com a religião das pessoas, pregue Jesus poderoso para salvar.

Expressão Facial De cara de delegado não é aconselhável, a expressão facial deve refletir o amor ao pecador! Afinal acho que foi o gozo de falar do Céu que te levou ao ar livre não foi?

Tenha respeito pelo pecador ao adverti-lo do Inferno; compaixão ao falar de pecado, Seja sempre firme e use sempre a COMPAIXÃO, Seja vigoroso nos gestos faça uso de voz firme e agradável.
Jamais Pregar Suas Debatíveis Opiniões Humanas: Pregue o EVANGELHO. E pregue somente aquilo que é INDISCUTIVELMENTE BIBLICO, somente o que a Palavra de Deus DIZ.
Pregar fora dessas regras é pedir para Arranjar Confusão Ou Ser Preso.
É desaconselhável Pregar em local e tempo inapropriados. Não se esqueça que o culto será ao ar livre e que certamente incomodará muita gente; portanto de preferência que ocorra em praças públicas, ou em lugar autorizados. Você pode pegar autorização na delegacia para que o culto ocorra com segurança caso queira!
É ilegal Pregar, por exemplo, em frente a hospitais, escolas em horário de aula, comício, funerais, etc.
Procure não fazer uma pregação longa demais!
Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos. (1 Coríntios 16:13)

No que depender de você jamais contenda com alguém num culto ao ar livre, porque ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor.

Como lidar com os perturbadores?

a) A pregação não deve parar: Os irmãos que não estão pregando lidem o mais sabiamente possível com o perturbador.

b) Seja tão cortês quanto possível, mas firme, não demonstre medo, e não pare diante da dificuldade! (se pararmos a CADA dificuldade, nunca faremos a obra).

c) E se alguém quiser agredir você sua esposa ou filhos, a auto-defesa é justa; deixo isto entre você e Deus, mas não despreze quem agir diferentemente não usando a auto-defesa, lembre-se que os planos de Deus podem ser diferentes para cada ocasião. Estevão escolheu não resistir. Já Pedro levava uma arma e a usou. (Pense bem antes de agir, ações trazem conseqüências) (Tit 3:10 “Ao homem herege, depois de uma e outra admoestação, evita-o”).

Evangelizando com folhetos

Você sabia, que João Ferreira de Almeida, o irmão que traduziu a Bíblia do Latim para a língua portuguesa, converteu-se a Jesus quando leu um folheto sobre “As diferenças entre o Catolicismo e o Cristianismo”? Então querido irmão, não devemos ignorar essa tão preciosa ferramenta que Deus tem colocado a nossa disposição.

O que fazer antes de entregar um folheto?

1º - Leia todos os folhetos que pretende entregar, se for mais de um título utilizado, pois pode ocorrer que você seja questionado acerca do assunto que há nele. Imagine a pessoa a quem você vai entregar um folheto lhe perguntando algo sobre ele e você não tendo conhecimento do conteúdo, é grave não é? Portanto leia-o.

3º - Não entregue os folhetos como se estivesse distribuindo uma propaganda deste mundo, sempre pergunte: “O senhor (a) aceita ler uma mensagem da Palavra de Deus?”. Se a pessoa lhe responder verbalmente “sim”, entregue o folheto. Você não deve ter medo de ninguém, pois em Ezequiel 3:9 diz: “Fiz como diamante a tua fronte, mais forte do que a pederneira; não os temas, pois, nem te assombres com os seus rostos, porque são casa rebelde.” ofereça gentilmente, nunca force, nem insista, nem discuta, nem responda com grosseria, nem se sinta ofendido.

Lembremos constantemente que somos embaixadores e representamos o Senhor Jesus Cristo! Nosso comportamento afeta todo o Seu Corpo e pode continuar a se refletir por toda a eternidade! 2 Cor. 5:20. De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse.

Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus. (2 Coríntios 5:20)

Legalidade

Constituição federal: Art. 5º – VI è inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção a locais de culto e a suas liturgias;VII – É assegurada nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares e de internação coletiva.

Pergunta:

Como conciliar estes versos aparentemente contraditórios?

Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens. (Atos 5:29 ) 13 Sujeitai-vos, pois, a toda a ordenação humana por amor do Senhor; quer ao rei, como superior; 14 Quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores, e para louvor dos que fazem o bem. (1 Pedro 2:13-14)

Resposta:

Quando as leis dos homens conflitam frontal e incontornavelmente com as de Deus, então obedeça as de Deus, não importam as conseqüências.
Nos demais casos, obedeça às leis dos governos (LEMBRE-SE: NÃO vivemos em Israel sob Teocracia! Até Cristo tolerou a lei romana em Mar 12:14-17; João 8:1-12; etc.). Se você quer procurar ser “mártir”, ser preso ou até linchado, por boa causa, isto é entre você e Deus, Mas deixe sua igreja fora dessa guerra pessoal!

A- Orientação para você Pregador ao ar livre!

Em caso de polícia.

- Se você seguir todos estes conselhos, eu particularmente acredito que não terá problemas: caso aja interferência da polícia, então os irmãos que não estão pregando tentem respeitosamente resolver o problema, para que a pregação não pare.
- Mas, se for formalmente, exigido, não resista: pare de pregar imediatamente.
- Todo o comportamento do pregador, no máximo deve levar à acusação de pregar ao ar livre. (Nunca a de resistir à prisão, incentivar conflitos, etc.). - Se possível, tenha tudo gravado. E tenha boas, sábias e imparciais testemunhas. - Não se apavore, provavelmente a queixa que alguém prestou vai resultar apenas no fato notório de que ele não gostou do que ouviu, e no máximo o delegado tentará estabelecer se você teve alguma “conduta inapropriada”, no máximo lhe acusará disto, não realmente de um “crime”. Em caso de ser conduzido à delegacia lide com tudo sabiamente, (caso haja algum irmão advogado presente solicite a ele que o acompanhe!), provavelmente será libertado logo depois do interrogatório.- Leia o que tiver que assinar, não reconheça nada que não é total verdade, a “pior” acusação deveria ser somente que você pregou ao ar livre!

Como deve ser administrado o culto ao livre?

O culto ao ar livre não é como o culto da igreja, somente pessoas selecionadas e que hajam com sabedoria devem falar. (lembre-se de tudo o que já leu acima). O dirigente desse culto pode ser o pastor local, o diretor de missões, ou ainda alguém devidamente capacitado e orientado. - 90% das mensagens devem ser tipicamente sobre salvação (isto também pode incluir a 2a. vinda de Cristo, a condenação, etc., mas sempre com compaixão e oferecendo ao pecador a salvação). - Os louvores a Deus devem ser aqueles que tenham mensagem de salvação.

Posicionamento

Encontre um local onde haja um bom número de pessoas, em condições legais e favoráveis: pontos de ônibus, praças, proximidades de feiras, filas de eventos, anfiteatros, (fora do “local e horário do Diabo”), etc.

Projeção

Sonde seu coração e ache o que você deve e deseja projetar. Isto determinará sua aparência, sua mensagem, sua atitude, seu relacionamento com os ouvintes, e seu resultado.Evite só querer se desincumbir de sua missão, farisaica e mecanicamente, sem realmente orar e esperar por resultados, principalmente por salvações. Pregue esperando o Senhor tocar corações e mudar vidas de um modo poderoso.

Proteção

A Pregação ao ar livre é o ministério mais vulnerável fisicamente!!! Temos que depender 100% no Senhor!!! Mesmo assim, aqui estão umas poucas regras de proteção. a) “De dois em dois”: Um prega e o outro cuida das ameaças ou obstáculos ou distrações que poderiam prejudicar a pregação. b) Posicionar-se com suas costas encostadas (ou quase encostadas) a um prédio é bom tanto para sua segurança quando para projeção de sua voz e mensagem.c) Se há mulheres e crianças na sua equipe, sempre as mantenha debaixo da visão sua e dos irmãos.d) Não aconselhamos levar nenhuma arma, nem mesmo pedaço de madeira.

Proclamação

Encontre uma posição um pouco mais elevada que a das pessoas que lhe ouvirão. Fique de pé, porte-se varonilmente, seja elegante e faça a obra. Use somente 30% da potência de um P. A. de até 200 Watts RMS).Fale bem claro, explicado e devagar, no tom menos agudo que puder, sem emoção descontrolada, mas em timbre educado, controlado, agradável.Não permita à sua voz ficar rouca, irritante, esganiçada ou quebrada: Pare antes que isto aconteça.Fale na direção das pessoas e almejando ser ouvido por elas! Visualize sua voz saindo de sua boca e entrando pelas janelas distantes.

Música

- Cada reunião ao ar livre deve começar e terminar com oração.

Faça o apelo aos descrentes e desviados.
Convide as pessoas a receberem a oração da fé.
Ore pelas as almas que foram salvas.
Ore pelos enfermos que estiverem presentes.
Enfim ore por todos os que ouviram a mensagem de perto e de longe, e faça isso de modo que as pessoas percebam que você se preocupa com eles.
Resultados

Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. 19 Se vós fósseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. 20 Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. (João 15:18-20).
6 Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. 7 Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. (1 Coríntios 3:6-7)

Salvação é Proclamada

- A Bíblia não nos ordenou ganhar almas, mas somente sermos testemunhas. - Se você for fiel em testemunhar, já por isto será pleno sucesso aos olhos do Senhor e será plenamente galardoado. - Jeremias não teve nenhum convertido até depois que morreu. Com Ezequiel e outros também foi assim ou quase assim. Noé foi tão excepcionalmente bom pregador que é o único a quem Deus chama de “pregoeiro da justiça” (2Pe 2:5). Ele pregou 120 anos, mas só mais 7 adultos quiseram segui-lo na Arca. Etc. Mas o conforto e motivação de todo pregoeiro ainda é o de Eze 2:5 “… hão de saber, contudo, que esteve no meio deles um profeta”.

Almas são Salvas

Todos nós amamos com muita emoção os pregadores ao ar livre, especialmente aqueles que amam os pecadores das ruas.
Por favor, ore para que Deus continue a quebrar nossos corações em favor dos pecadores e das almas perdidas nas ruas do Brasil.“Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos.” (Sal 126:6).

Eu Pastor Luiz Antonio tenho sincero e profundo respeito por aquelas pessoas que com ousadia levam publicamente a viva palavra de Cristo aos pecadores. E os considero infinitamente maiores do que eu mesmo! Que Deus em sua infinita graça abençoe ricamente os pregadores ao ar livre.


Estudo compilado por Pastor Luiz Antonio.


A música é valiosíssima para a Pregação ao ar livre., instantaneamente construindo um relacionamento, uma empatia, e dispondo os ouvintes para a mensagem. Desde que seja boa e sacra música. Violões e guitarras não se projetam bem caso não sejam usados com decência. Trombones são difíceis para cantarmos juntamente com eles, mas ganham a atenção de muitos. Acordeom talvez seja o instrumento ideal: não precisa de eletricidade, atinge longe, é vivo e alegre, é bom para cantar junto com ele. Ponha tanta gente para cantar quanto possível [isto é muito melhor que solos e "especiais", que muitas vezes promovem "estrelismo" e carnalidade dos cantores].Prefira os hinos mais antigos & conhecidos possíveis, verá que até os descrentes vão cantarolar partes deles: “Glória, glória aleluia”, “Foi na cruz, foi na cruz que meus olhos abri”, “Rude Cruz”, etc.A única e mais forte ferramenta do pregador ao ar livre é a Bíblia e a pregação! Não são hinos, músicas, etc. tudo o mais fora a Bíblia e a pregação são apetrechos.

Não tomem o tempo da pregação, como já disse ela é a maior arma!

Oração

É aconselhável que sua voz não incomode dentro de propriedade privada (shopping, casa de shows, etc.)

O Som ao ar livre

Pode trazer problemas caso seja mau regulado ou esteja auto demais! Use volume adequado! Procure não incomodar muito a vizinhança; lembre-se queremos ganhá-los não brigar com eles!Ademais os auto-falantes só foram criados em 1920, antes deles desde Jesus até hoje a obra foi feita sem problemas, aliás com menos problemas devo dizer!
3. Nunca realize um culto ao ar livre à noite, após as 18:00, ou cedo demais antes das 9:00 ou 10:00 da manhã, tenha dó de quem trabalha e está dormindo um pouquinho a mais! (Risos)
A Constituição dá-nos liberdade de expressão (falar e escrever) e de praticarmos nossa religião.Mas há outras leis que disciplinam e podem limitar ou impedir o exercício desses direitos, se seus inimigos puderem alegar que você está: a) Perturbando a paz, desafiando, provocando, incitando outros grupos a reações agressivas;
b) Injuriando, insultando, provocando, ofendendo a religião ou crença ou raça ou convicções de outros.
c) Ultrapassando 85 decibéis (lei Nº 126, de 10.5.77), por mais de 2 minutos, nunca das 18:00 às 7:30 h, nunca em frente a hospitais/clínicas, escolas, igrejas, etc. d) Agindo como desocupado que perambula a esmo ou se ajunta em grupo, pior ainda se perturbando (mesmo que inconscientemente) as atividades normais das pessoas. (ande sempre com alguma prova de que é um trabalhador).
e) Conduzindo-se com desordem;
f) Prejudicando a locomoção normal.

2º - Antes de começar a entregar os folhetos, ore e peça direção a Deus de como e onde realizar o evangelismo, principalmente se você vai fazer um evangelismo pessoal. Evangelismo pessoal é aquele em que você gasta tempo com a pessoa que recebe o folheto pregando pra ela, e que é bem diferente de simplesmente sair distribuindo folhetos. Após entregar o folheto Interceda em oração pelas pessoas que lerão os folhetos.

Pregação ao ar livre é alta honra.

Cada pregador da Bíblia, de Noé a João, foi um pregador ao ar livre. Mais de 90% dos sermões pregados tanto no AT quanto no NT foram pregados ao ar livre, para uma audiência ampla e diversificada. Clara ordem para comunicar a mensagem do Senhor publicamente foi dada a Jeremias (11:6)6 E disse-me o SENHOR: Apregoa todas estas palavras nas cidades de Judá, e nas ruas de Jerusalém, dizendo: Ouvi as palavras desta aliança, e cumpri-as. Ezequiel (2:1-7 1 E DISSE-ME: Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo.2 Então entrou em mim o Espírito, quando ele falava comigo, e me pôs em pé, e ouvi o que me falava.3 E disse-me: Filho do homem, eu te envio aos filhos de Israel, às nações rebeldes que se rebelaram contra mim; eles e seus pais transgrediram contra mim até este mesmo dia.4 E os filhos são de semblante duro, e obstinados de coração; eu te envio a eles, e lhes dirás: Assim diz o Senhor DEUS.5 E eles, quer ouçam quer deixem de ouvir (porque eles são casa rebelde), hão de saber, contudo, que esteve no meio deles um profeta.6 E tu, ó filho do homem, não os temas, nem temas as suas palavras; ainda que estejam contigo sarças e espinhos, e tu habites entre escorpiões, não temas as suas palavras, nem te assustes com os seus semblantes, porque são casa rebelde. Jonas, Noé, Pedro e os outros discípulos (Marcos 16:15) (exemplo de Pedro no dia de Pentecostes. 1 E chegado o sétimo mês, e estando os filhos de Israel nas suas cidades, todo o povo se ajuntou como um só homem, na praça, diante da porta das águas; e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da lei de Moisés, que o SENHOR tinha ordenado a Israel. 2 E Esdras, o sacerdote, trouxe a lei perante a congregação, tanto de homens como de mulheres, e todos os que podiam ouvir com entendimento, no primeiro dia do sétimo mês. 3 E leu no livro diante da PRAÇA, que está diante da porta das águas, desde a alva até ao meio dia, perante homens e mulheres, e os que podiam entender; e os ouvidos de todo o povo estavam atentos ao livro da lei. 4 E Esdras, o escriba, estava sobre um púlpito de madeira, que fizeram para aquele fim; e estava em pé junto a ele, à sua mão direita, Matitias, Sema, Anaías, Urias, Hilquias e Maaséias; e à sua mão esquerda, Pedaías, Misael, Melquias, Hasum, Hasbadana, Zacarias e Mesulão. 5 E Esdras abriu o livro perante à vista de todo o povo; porque estava acima de todo o povo; e, abrindo-o ele, todo o povo se pós em pé. (Neemias 8:1-5). Acima de todos, está o próprio Jesus, que foi o maior de todos os pregadores ao ar livre, nos deu ordem e modelo. E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos. E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo: Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus; …
1 Tendo Jesus saído de casa, naquele dia, estava assentado junto ao mar; 2 E ajuntou-se muita gente ao pé dele, de sorte que, entrando num barco, se assentou; e toda a multidão estava em pé na praia. 3 E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear.

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas