Breaking News

Post Top Ad

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

O DIA DA EXPIAÇÃO


Em Hebreus, este termo significa o dia de 'cobertura' ou 'harmonia.' O dia mais importante para os judeus era o Dia da Expiação, o décimo dia do sétimo mês (Levítico 23:27, 25:9). Podemos ver no capítulo 16 de Levítico que até o sumo sacerdote não podia entrar no lugar santíssimo, exceto para rituais específicos. O Lugar Santíssimo em si precisava da expiação tanto quanto os filhos de Israel; assim, o sumo sacerdote tinha de oferecer o sacrifício para transferir os pecados ao impor suas mãos sobre a cabeça do sacrifício. Os filhos de Israel pensavam sobre a santidade de Deus e sobre os seus pecados no Dia da Expiação. Então, até 15 ofertas (inclusive o bode expiatório), 12 ofertas queimadas e 3 ofertas da expiação foram postas diante de Deus (Levítico 16:5-29, Números 29:7-11). Se contarmos "o outro cordeiro" referido em Números 28:8, há 13 ofertas queimadas e 4 ofertas da Expiação. O dia em que Israel expiou os seus pecados anuais foi o décimo dia do sétimo mês. Da mesma forma, o dia da Expiação pelo mundo inteiro foi o dia em que Jesus foi batizado por João Batista. Foi o Dia da Expiação (Mateus 3:13-17). Foi o dia em que Deus tirou todos os pecados do mundo (Mateus 3:15). Foi o Dia da Expiação em que Deus "assim, cumpriu toda a justiça."
Expiar, Expiação
É o ritual para a transferência de todos os pecados do homem para Jesus. No Antigo Testamento, a expiação significava a passagem do pecado para o sacrifício através da imposição das mãos sobre a cabeça do animal. No Novo Testamento, significa o batismo de Jesus por João Batista. Em hebraico e grego, essa palavra significa a passagem do pecado para Jesus Cristo, de tal modo que os pecadores entrem num relacionamento correto com Deus. O Novo Testamento ilustra bem a oferta pela expiação: O batismo de Jesus e Sua morte na Cruz.
No Antigo Testamento: A palavra ‘expiação’ é usada quase 100 vezes no Antigo Testamento e é sempre expressa como ‘kaphar’ em grego (por exemplo, Levítico 23:27, 25:9, Números 5:8) (geralmente escrito como ‘fazer expiação’). Expiação é a tradução de uma palavra hebraica que significa a transferência dos pecados pela imposição das mãos sobre a cabeça de um bode vivo confessando todas as iniqüidades dos filhos de Israel (Levítico 16:20).
No Novo Testamento: A Expiação é relacionada com a palavra aramaica ‘kpr’ que significa cobrir. Isto é o que significa o batismo da redenção de Jesus no Novo Testamento. Jesus veio a este mundo e foi batizado aos 30 anos de idade para cumprir a salvação do homem.
O Sacrifício da Expiação
No Antigo Testamento: Assim como os outros sacrifícios, o sacrifício da santificação foi oferecido no tabernáculo. O sumo sacerdote se limpou e vestiu a túnica de linho sagrada em vez da veste de uso formal para rituais comuns, e selecionou um novilho como oferta pelo pecado e um carneiro como oferta queimada por si e pela sua casa (Levítico 16:3-4). O sumo sacerdote impôs suas mãos sobre a cabeça das ofertas para transferir o pecado. O impor das mãos foi uma das partes essenciais no Dia da Expiação. Se não tivesse feito assim, a oferta do sacrifício não podia ser efetuada, pois a Expiação pelo pecado não podia ser executada sem impor as mãos sobre ela, passando assim os pecados anuais de Israel para a oferta. Em Levíticos 16:21: "Arão porá ambas as mãos sobre a cabeça do bode vivo e sobre ele confessará todas as iniqüidades dos filhos de Israel, todas as suas transgressões e todos os seus pecados; e os porá sobre a cabeça do bode e enviá-lo-á ao deserto, pela mão dum homem disposto para isso." Ele tomou do povo de Israel dois bodes para oferta pelo pecado e um carneiro, para holocausto (verso 5). Então ele apresentou dois bodes perante o Senhor à porta do tabernáculo e lançou a sorte a fim de escolher um para o Senhor e o outro para o bode emissário. Aquele que foi oferecido para Deus como oferta pelo pecado, e o bode emissário foram oferecidos vivos perante Deus para expiar os pecados anuais do povo israelense, sendo este enviado ao deserto (Levítico 16:7-10). Os pecados de Israel tinham de ser transferidos para o bode emissário por meio da imposição das mãos. Então, o bode emissário, que assumiu consigo todos os pecados de Israel, foi levado ao deserto para a paz entre o homem e Deus. Assim, os pecados de Israel foram tirados. No Novo Testamento: Do mesmo modo, no Novo Testamento, Jesus Cristo foi batizado por João Batista (a imposição das mãos no Antigo Testamento) e tirou todos os pecados do homem como Cordeiro sacrificial, a fim de cumprir a salvação de Deus (Levítico 20:22, Mateus 3:15, João 1:29, 36). No Antigo Testamento, antes de lançar sorte, Arão matou o novilho como oferta pelo pecado por Si e pela sua casa (Levítico 16:11). Depois colocou sobre o altar o incensário cheio de brasas de fogo diante do Senhor, com suas mãos cheias de incenso aromático, trazendo isto para além do véu. Depois pôs o incenso sobre o fogo, perante o Senhor, para que a nuvem do incenso cobrisse o propiciatório. Ele também tomou o sangue do novilho e aspergiu-o com o seu dedo sobre e diante do propiciatório sete vezes (Levítico 16:12-19). No Dia da Expiação, não podia ser omitido a imposição das mãos por Arão sobre a cabeça do bode. Arão impôs suas mãos sobre a cabeça do bode e transferiu-lhe todos os pecados e todas as iniqüidades de Israel. Então, um homem adequado levou o bode ao deserto e o soltou lá. O bode emissário vagava no deserto carregando os pecados de Israel, e morria por esses pecados. Este foi o sacrifício da Expiação no Antigo Testamento. O mesmo acontece no Novo Testamento, exceto que o bode era Jesus Cristo. Como bode expiatório, Ele assumiu todos os pecados do homem por meio do Seu batismo, derramou o Seu sangue e morreu na Cruz por nós. Por isso, agora, a salvação de todos os pecados não pode ser trazida sem o batismo e a crucificação do sumo sacerdote celestial, que é Jesus Cristo. Isso é o cumprimento da salvação do nascer de novo da água e do Espírito.
Expiação Bíblica
A. No Antigo Testamento, a expiação era feita geralmente por meio do sacrifício de um animal (por exemplo, Êxodo 3:10, Levítico 1:4, 4:20-21).
B. No Novo Testamento, foi mantido o conceito do sacrifício da expiação do Antigo Testamento. Mas a redenção do homem está relacionada com Jesus Cristo. O apóstolo Paulo disse que Jesus Cristo morreu pelos nossos pecados (1 Coríntios 15:3).
A palavra expiação foi usada não para referir-se à morte de Cristo, a qual não foi somente para expiar o pecado original e sim, para tirar todos os pecados do homem. E após o batismo, através do qual os pecados do homem foram transferidos para Jesus (Mateus 3:15), Ele salvou a humanidade derramando o Seu sangue na Cruz (Levítico 1:1-5, João 19:30).
O Apóstolo Paulo explica, em 2 Coríntios 5:14, que “Um morreu por todos,” e no verso 21, por nós, em Gálatas 3:13, “fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar.” Entre muitos versos do Novo Testamento, os quais referem-se a Jesus como Sacrifício (por exemplo, Efésios 5:2), estão João 1:29, 36 (‘Cordeiro’ - João Batista) e 1 Coríntios 5:7 (‘Nosso Cordeiro pascal’ - o Apóstolo Paulo).
Mas Paulo especificou que o batismo de Jesus no rio Jordão foi a expiação por todos os pecados do mundo. Ele explica, no capítulo 6 de Romanos, que todos os pecados do homem foram transferidos para Jesus por meio do batismo de Jesus por João Batista.
Ele continua explicando que a crucificação de Jesus foi o julgamento e compensação pelo pecado, e que o sacrifício da expiação foi oferecido pelas almas dos homens.
A morte de Jesus significa para nós o sacrifício da expiação no Antigo Testamento. A imposição das mãos no Antigo Testamento e o batismo de Jesus no Novo Testamento estão de acordo com a Lei de Deus (Isaías 53:10, Mateus 3:13-17, Hebreus 7:1-10, 18, 1 Pedro 3:21).
O Novo Testamento não termina com o batismo e com a morte de Jesus, mas continua dizendo-nos que o cumprimento da salvação consiste no nosso batismo em Cristo e na nossa morte com Ele (Romanos 6:3-7, Gálatas 2:19-20).
Isso nos diz que Jesus Cristo foi batizado por João Batista para tirar todos os pecados do mundo e que Ele foi crucificado como resultado disso. Por meio de Seu batismo e sangue, Jesus Cristo tirou não somente os pecados do homem e tolerou o sofrimento, mas também salvou o homem da força do Satanás e fê-lo regressar ao poder de Deus, ao aceitar a punição em lugar da humanidade.
Por isso, a redenção de Jesus resolveu o problema do pecado que estava impedindo o homem de aproximar-se de Deus. Assim, restaurou a paz e a harmonia entre o homem e Deus e, ao mesmo tempo, trouxe salvação, reconciliação (Romanos 5:11), vida (Romanos 5:17-18) e redenção (Mateus 3:15, João 1:29, Hebreus 10:1-20, Efésios 1:7, Colossenses 1:14).
Expiação de pecado
Ou 'perdão de pecados.' Os pecados são perdoados quando nos tornamos limpos de todos os nossos pecados através do evangelho da água e do Espírito. A fé no evangelho da água e do Espírito é crer na existência de Jesus como Filho de Deus, na Sua vinda ao mundo como homem, no Seu batismo e na crucificação para a salvação do homem. A redenção que Jesus nos deu é realizada por meio da fé em Seu batismo e no Seu sangue (como está escrito no Antigo Testamento) pelos quais o próprio Jesus salvou todos os homens do pecado. A redenção na Bíblia aponta para a lavagem dos pecados por meio da fé no batismo de Jesus e no Seu sangue. Todos os pecados foram transferidos para Jesus e, assim, não há mais pecado no coração da humanidade. Podemos chamar-nos de 'redimidos e justos,' somente depois de transferir todos os nossos pecados para Jesus por meio do Seu batismo.

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas