Breaking News

Post Top Ad

domingo, 10 de abril de 2022

A soberania de Deus, o livre arbítrio do homem, ou ambos?

 Nenhuma outra verdade teológica levanta mais controvérsia no Corpo de Cristo em todo o mundo do que se Deus opera mais por Sua soberania ou por meio do livre arbítrio do homem. Na minha opinião, a maioria dos crentes, seja por doutrinação ou preferência pessoal, escolhe um ou outro.

No entanto, um estudo minucioso das Escrituras revela que em quase todos os relatos, Deus usa ambos para cumprir Seus propósitos. Então, se nos sentamos e confiamos em Deus para fazer tudo ou tentamos consertar as coisas nós mesmos, acabamos descobrindo que ambos os extremos não são bíblicos.

Em 2 Timóteo 1:6, Paulo ordenou a Timóteo: "Por isso, te lembro que despertes o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos" (NKJV). Em Apocalipse 2:4, Jesus disse à igreja em Éfeso: “Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor”. O versículo continua chamando aquela igreja ao arrependimento, para que seu “candelabro” não seja removido! A verdade da questão é que todos os cristãos tendem a ter épocas de suas vidas quando eles se afastam de Deus por uma razão ou outra e têm que ser chamados para "desenvolver seu dom de Deus" ou "arrepender-se" e voltar para o amor que eles tiveram quando vieram ao Senhor inicialmente.

Há duas maneiras pelas quais um cristão morno retorna ao seu primeiro amor. Infelizmente, o mais comum, que vi repetidamente durante esta epidemia de COVID, é quando alguém enfrenta a realidade de sua morte. Muitas vezes, eles imediatamente se tornam muito sérios em colocar Deus em primeiro lugar em suas vidas. Isso não é nada ruim. Deus disse em sua Palavra: "Na sua tribulação, cedo me buscarão" (Oséias 5:15b). Uma alta porcentagem de crentes que estão morrendo tem incríveis reavivamentos espirituais pessoais.

Há uma segunda maneira pela qual as pessoas são revividas, mas no mundo de hoje, não é aquela que a maioria das pessoas percebe que existe. É quando homens e mulheres que foram chamados por Deus ouvem do Céu e pregam mensagens designadas por Deus para agitar os corações e expor a complacência espiritual!

Leia os sermões do final de 1800 e você terá uma ideia da prevalência de tais mensagens durante esse período. Você ficará maravilhado ao ler mensagens destinadas a "lutar" com a vontade do homem, mensagens destinadas a levar crentes de coração frio desviados ao arrependimento. Você ficará emocionado ao ler mensagens que desafiam os crentes a "tomar sua cruz diariamente e seguir a Cristo", mensagens que lembram os verdadeiros crentes do Novo Testamento que devemos confiar e descansar na soberania de Deus e devemos usar nossa própria vontade de lutar contra a tentação e o diabo. Paulo disse: "Não lutamos contra carne e sangue, mas contra Satanás e as forças das trevas" ( Efésios 6:12 ).

O país da Escócia já foi o país mais evangelístico do mundo, lançando missionários, Bíblias e literatura bíblica para mais lugares do que qualquer outro país em sua época. Em seguida, uma "nova" doutrina foi introduzida que abraçava uma visão extremista em relação à soberania de Deus, que parecia indicar que os crentes podiam descansar na soberania de Deus e deixar mensagens secundárias sobre como lidar com o livre arbítrio do homem. Em apenas alguns anos, a Escócia se desintegrou no país que lançou o menor número de missionários, a menor quantidade de Bíblias e a menor quantidade de literatura evangélica de qualquer outro país do mundo. O que causou esse declínio maciço? Foi a falta de "manejar bem a Palavra da verdade", como Paulo acusou Timóteo ( 2 Timóteo 2:15b ).

Caros leitores, você provavelmente escolheu uma posição ou outra em sua caminhada cristã. No entanto, quando você percebe a importância radical tanto da soberania de Deus quanto de sua vontade, sua caminhada espiritual gradualmente se transforma em uma experiência de avivamento pessoal que pode se espalhar para todas as pessoas ao seu redor.

Rev Nolan J Harkness é o presidente e CEO da Nolan Harkness Evangelistic Ministries Inc. desde 1985. Ele passou a maior parte de sua vida adulta trabalhando no ministério de jovens. Ele também sentiu o chamado de Evangelista/Revivalista e viajou enquanto a porta estava aberta realizando reuniões evangelísticas em igrejas de todo o Nordeste. Seu site é www.verticalsound.org.

Fonte: The Christian Post

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas